Acesso Restrito

Blog

História com Filmes

por Sandra Pinho

Lecionar é fascinante! Há a oportunidade de aprender com os estudantes ao compartilharmos interesses em comum nas aulas e, por vezes, fora delas também.

Como educadora, acredito na capacidade infinita dos jovens de se envolverem e aprenderem quando estão interessados e, como os desafios são constantes e mudam a cada nova turma, uso referências de filmes com os contextos históricos sempre que possível.

Há vários anos, lecionei voluntariamente numa ONG para vestibulandos de baixa renda e a experiência me marcou. Havia muito entusiasmo e vontade de aprender para vencer as lacunas que tinham e superar os obstáculos de um vestibular como porta de entrada para uma graduação pública ou com bolsa em instituições particulares. Conviver num ambiente de estudantes onde o foco era aprender foi fascinante. Tudo fluía, todos se envolviam e, a partir dali, tive a certeza de estar na profissão certa.

Faço parte da solução ao lecionar com compromisso e dedicação. Todos sabemos como o mundo está ou, pelo menos, temos a percepção do que nos cerca. E, se queremos melhorar, devemos “arregaçar” as mangas e agir. Penso assim que registrando em vídeos o que sei fazer estarei deixando uma modesta contribuição para quem gosta de História e gosta de filmes.

Assim “nasceu” o História com filmes, da prática de sala de aula desde um longo tempo. O objetivo principal é levar informação de qualidade ao estudante que busca ampliar seu aprendizado, seja alguém de escola particular ou pública, porque o canal no YouTube fica público e sem monetizar, pois optei pelo REA (Recurso Educacional Aberto). Então vá lá, assista, divulgue, curta e ajude esse projeto a chegar a quem precisa.

Ah, o nome do canal é Sandra Pinho. Tudo virtualmente está bem no início, mas em experiência como docente são décadas. Para atualizações, pode entrar no Telegram: História com filmes (t.me/historiacomfilmes).

Nesse projeto há a participação de outros docentes, dedicados, competentes e que concordam que a Educação de qualidade é o caminho para um mundo melhor. Por isso deixo meu carinho e agradecimento a cada um deles: Denys Yoshida (Matemática e Física); Loredane (Química); Pedro Parente (Geografia); Pedro Moreno (Inglês); Simone Marin (Português); e Sônia Soto (pós-doutora em Biologia). Em cada vídeo gravado, na descrição tem o endereço virtual de cada um dos docentes para que você possa acompanhá-los. Vários deles são youeduc experientes.

Em 2021, teremos mais gravações! Os parceiros/docentes atuais são convidados permanentes. Só depende de acertos de agenda. E haverá outros docentes também. Então, novos filmes para aprender de maneira descontraída e motivadora, bora participar?!

Sandra Pinho, 49 anos, casada, dois filhos. Formação Acadêmica: especialista pela PUC-SP em História, Sociedade e Cultura, graduada em Estudos Sociais com habilitação em História pela UNIFIEO, graduada em Pedagogia pela Anhanguera e, atualmente, estudante da UNIVESP em Matemática. Foi instrutora de treinamento por 9 anos, leciona há 20 anos em Educação Básica.